A Função Das Leis Cerimoniais

11/01/2013 22:29

 

 

A Lei Moral os Dez Mandamentos evidencia que somos pecadores e que precisamos continuamente de um salvador.Romanos 7:7-25; 3:20, 2:12.

A Bíblia diz que onde não há lei não pode haver pecado, pois pecado é a transgressão da lei de Deus. Romanos 4:15 1 João 3:4 Romanos 3:20 5:13; I Corintios 15:56 
É exatamente por isso que Jesus disse que não veio anular a lei, mas cumprir. Se Cristo tivesse anulado a lei moral Ele também teria anulado de uma vez por todas o pecado.

Sabemos que Cristo perdoou todos os nossos pecados, mas nós ainda estamos sujeitos ao pecado. Enquanto satanás existir estamos propensos a pecar. Tiago diz: aquele que considera atentamente, na lei perfeita, lei de liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar. Se observarmos toda a lei, nós estaremos nos desviando do pecado. É a Lei Moral que nos diz: não faça isto, não faça aquilo, faça isto e faça aquilo. Tiago 2:10-12. Quem é o escravo da lei? É aquele que não esta em dia com a lei. Comparamos a lei de Deus com a lei de transito. Quem é punido pela lei DE  TRÂNSITO? por ventura não é somente aquele que estiver em desarmonia  com ela?. Se você estiver irregular, sem carteira de habilitação, correndo acima da velocidade permitida ou furar um sinaleiro certamente serás multado.

Jesus disse que não cairia um “I ou um TIL” da lei, Tiago diz: Não adianta guardarmos alguns mandamentos, temos que guardar toda a lei, ou somos culpados de toda a lei. Se observarmos nove mandamentos como ensinam alguns evangélicos, somos transgressores de toda a lei, por conseguinte, somos pecadores. 1 João 3:4Romanos 4:15 3:13; 1 Coríntios 15:56. Se a lei de Deus  consiste em Dez Mandamentos, então porque muitos tentam ensinar que um foi abolido?. João 2:7 nos diz que não nos daria um mandamento novo, mas o mandamento antigo o qual desde o principio tivestes. Deuteronômio 6:51 João 3:11 5:2-3; João 14:15-21, 15:10-12; 2 João 1:5-6Levíticos 9:18.

Os dominguistas se equivocam quando pensam que quando Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois, Ele estava invalidando os outros oito mandamentos. Se isto fosse verdade, então não seria mais pecado, matar, roubar, adulterar ou fazer imagen de escultura, etc. Jesus apenas estava ensinando que tudo o que fizermos tem que ser por amor ou não tem valor algum. Os dez mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedras símbolo de eternidade. Na primeira tábua foram escritos os primeiros quatros mandamentos.

1.     Não terás outros deuses diante de mim;

2.     Não farás para ti imagens de escultura;

3.     Não tomarás o nome do senhor teu Deus em vão;

4.     Lembra-te do Dia de Sábado para santificar;

Estes primeiros quatros mandamento referem-se aos deveres do homem paras com o seu criador (Deus). Quem observa estes quatros primeiros  mandamentos está amando a Deus.

Os últimos seis mandamentos;

5.      Honra teu pai e tua mãe;

6.     Não matarás;

7.     Não adulterarás;

8.     Não furtarás;

9.     Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;

10.   Não cobiçarás a casa do teu próximo e nada que pertença ao teu próximo.

Foram escritos em uma outra tábua, e referem-se aos deveres do homem para com o seu próximo. Se observarmos bem, toda a lei se resume em amor. Pois quem ama a Deus, não faz outros deuses, não faz imagem de escultura, não coloca o nome de Deus em vão, Santifica o Santo dia de Sábado.

Quem ama o seu próximo, honra os pais, não mata, não adultera, não furta, não fala mal do seu irmão e não cobiça as coisas que pertence ao seu próximo. É exatamente por isso que Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois, porque Deus é amor e deseja que o homem faça tudo por amor. Quem ama guarda os meus mandamentos. João 14:15-21; 15:10-12; Deuteronômio 6:5. Os dez mandamentos são e sempre serão os mesmos de Êxodo 20:3-17. Quem cumprir apenas uma parte é transgressor dos 10. Tiago 2:10-12.

Assim, pois todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão, e todos os que com a lei pecaram mediante a lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser JUSTIFICADOS. Romanos 2:12-13. A lei na verdade não salva ninguém, quem salva é Cristo, porém somente os salvos guardam a lei.

Rom. 2:13. Somente os que guardam a lei hão de ser JUSTIFICADOS. Como amigo leitor podemos refutar esta verdade?
Em outras palavras podemos afirmar que somente os salvos é que guardam a Santa Lei de Deus.

Crie um site grátis Webnode